Emater apresenta relatório anual de 2023 na Câmara Municipal de Santos Dumont

Foto: Gilberto Freire – Portal 14B.

Santos Dumont, 03 de junho de 2024 – Em uma reunião realizada na Câmara Municipal de Santos Dumont, o representante da Emater, Victor Maciel, apresentou o relatório anual de atividades da instituição. O evento, transmitido ao vivo pela TV Web da Câmara, contou com a participação dos vereadores. No ano passado Santos Dumont registrou 268 agricultores atendidos pela entidade. As principais atividades na região incluíram bovinocultura, cafeicultura, horticultura e a produção de derivados de leite e cana-de-açúcar.

Segundo o representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, a Emater enfrenta desafios significativos. Desde setembro de 2023, Victor Maciel tem atuado sozinho no município, o que dificulta a cobertura completa das propriedades rurais. A necessidade de contratar mais um técnico foi enfatizada, e os vereadores sugeriram enviar um requerimento à prefeitura para formalizar essa demanda.

Outro problema destacado foi a produção clandestina, com muitos produtores operando sem os registros necessários. A implementação de um sistema de inspeção mais eficiente e a criação de novas leis de regularização foram discutidas como medidas essenciais para enfrentar essa questão.

Victor relatou que para cada R$1,00 investido pela Prefeitura nas atividades realizadas pela Emater resultaram em R$19,15 de retorno para o município. A reunião também abordou questões sobre a fiscalização das feiras locais e a necessidade de melhorar a infraestrutura e o suporte técnico para os agricultores.

Os vereadores manifestaram apoio às iniciativas da Emater e se comprometeram a discutir a questão da regularização em futuras reuniões. O representante reafirmou seu compromisso com a melhoria do atendimento aos produtores locais e destacou a importância de um diálogo contínuo com a prefeitura para superar os desafios enfrentados.

Reunião Ordinária do dia 03 de junho de 2024

A Reunião Ordinária do dia 03 de junho de 2024, realizada na Câmara Municipal de Santos Dumont, teve entre seus principais pontos discutidos a aprovação de homenagens, como a concessão do Título de Cidadão Benemérito, a serem entregues em cerimônia. A reunião iniciou-se com um minuto de silêncio em memória de Eliana Escobar e José Vicente da Silva.

Além disso, foram apresentados e aprovados requerimentos dos vereadores Altamir Moisés, Conrado Baptista e Sandra Cabral, abordando temas como intervenções na infraestrutura urbana e questões relacionadas à iluminação pública e pavimentação.

Destacou-se também a marcação de uma audiência pública proposta por Conrado Luciano Batista para discutir o Projeto de Lei nº 48/2022, que “Dispõe sobre o serviço de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal no município de Santos Dumont-MG e dá outras providências”, agendada para 18 de junho.

Durante a reunião, foram discutidos assuntos como a situação do transporte escolar, a necessidade de intervenções na infraestrutura urbana, a questão da contaminação da água em Conceição do Formoso e preocupações sobre a falta de pagamento de salários de funcionários ligados à Federação das Associações Comunitárias de Santos Dumont, os quais prestam serviços à  Prefeitura.

Os vereadores se comprometeram a buscar soluções para os problemas apresentados. Foi agendada uma reunião com o presidente da Federação das Associações Comunitárias de Santos Dumont, sr. Franscisco José de Araújo, dia 10/06, às 15h, para esclarecer a situação e encontrar formas de resolver o problema dos funcionários que não estão sendo pagos.

por Bruno Paiva – Assessor de Comunicação da CMSD