Câmara Municipal de Santos Dumont sedia capacitação em Ações Pedagógicas para o Avanço da Aprendizagem

Na noite do dia 7 de maio de 2024, o plenário da Câmara Municipal de Santos Dumont recebeu profissionais da educação para dialogar sobre práticas voltadas para o avanço no desenvolvimento educacional dos alunos do sexto ao nono ano. Sob o título “Ações e Intervenções Pedagógicas para o avanço no processo de aprendizagem“, a formação foi conduzida por Guilhermina Jardim, especialista na área da pedagogia.

Os educadores presentes demonstraram engajamento e interesse, comprometidos em debater questões fundamentais para a melhoria do ensino. Guilhermina iniciou o encontro expressando sua gratidão pela participação dos presentes e ressaltando a importância do diálogo contínuo entre os profissionais da educação.

O ponto central da discussão foi a necessidade de implementar estratégias eficazes para superar as dificuldades encontradas na alfabetização e processo de escrita, especialmente nos anos finais do ensino fundamental. A formadora enfatizou que a falta de habilidades básicas nesses campos tem sido uma preocupação crescente entre os educadores, afetando diretamente o desenvolvimento dos alunos.

Durante a formação, foram abordados diversos temas relevantes para a promoção da competência leitora e escritora, ressaltando a relevância da coesão e coerência textual, bem como o papel fundamental da leitura na construção de significados. Foi destacada a necessidade de envolver os alunos em atividades que os levem a refletir sobre o que estão lendo, estimulando sua participação ativa no processo de aprendizagem. Também foi realizada uma reflexão sobre as dificuldades específicas enfrentadas pelos alunos na interpretação de comandos verbais e na produção de textos coerentes. Guilhermina enfatizou a importância de estabelecer uma relação de proximidade e empatia com os alunos, oferecendo apoio e incentivando seu engajamento na jornada de aprendizado.

A formadora também discutiu a necessidade de contextualizar o processo de alfabetização, promovendo o letramento e inserindo os alunos no mundo letrado de forma significativa. Além disso, foram abordadas estratégias para trabalhar com textos multimodais, reconhecendo a importância das imagens na compreensão textual.

Ao longo do encontro, foram compartilhados exemplos práticos de textos produzidos por alunos, destacando a necessidade de ir além da correção ortográfica e promover a compreensão do sentido dos textos. Guilhermina incentivou os educadores a trabalhar de forma colaborativa, buscando estratégias personalizadas para atender às necessidades individuais de cada aluno.

A formação também abordou a importância do pensamento computacional como uma habilidade essencial para os alunos nos dias atuais, destacando sua relevância em diferentes áreas do conhecimento. A instrutora ressaltou a relevância de integrar o pensamento computacional em todas as disciplinas, promovendo uma abordagem interdisciplinar e contextualizada.

Confira as fotos do encontro a seguir:

Fotos: Maria do Carmo Nunes Nascimento